terça-feira, 8 de julho de 2008

Eleições 2008

Abriu a porteira, vai começar mais um período de campanha política, para os cargos do executivo municipal, são as eleições majoritárias 2008. As três chapas concorrentes, com seus respectivos candidatos são:
- Rogério Rennó na coligação Progresso para Todos - PRB, PTB, PMN, DEM, PMDB e PSDB;
- Paulinho da Cirvale, atual prefeito, na coligação Santa Rita em Primeiro Lugar - PV, PSB, PT, PR, PSC, PDT, PTC, PRTB, PPS e PP;
- Donizete Andrade, como partido isolado do PC do B.

Isso só vale para a disputa a prefeitura. Teremos que votar nos vereadores, que estão organizados de outras formas. Esses vou falar num próximo momento.

De fato, a política de Santa Rita sempre foi baseada em favorecimentos pessoais. "Vou votar em fulano, que é amigo de cicrano, que vai me ajudar a regularizar minha sitação"... só pra sitar um exemplo.
Esta é exatamente a política detestável praticada onde não há meios de controle pela população, nem interesse de participar e trabalhar por uma administração pública mais transparente.

Minha opinião pessoal, é de que não se pode votar em pessoas que já demonstraram ser desonestas, que participaram de atos prejudiciais à administração pública, que se calaram e foram coniventes com os mesmos, ou ainda, que se aliaram à pessoas comprovadamente capciosas.

Fica difícil portanto, votar no Brasil, nessas condições. Mas acredito que Santa Rita tem uma grande chance de sair do buraco em que se encontra. Basta analisarmos racionalmente, sem proselitismos nem paternalismos nepotistas, qual a melhor opção dentre as disponíveis.

Eu já fiz minha escolha. E você?

4 comentários:

Unknown disse...

É realmente difícil definir em quem votar e Santa Rita do Sapucaí é uma cidade com um potencial imensurável se estiver nas mãos de boas pessoas. Eu, atualmente, estou tentando seguir uma regra de escolha: 1) o nome não está envolvido em qualquer confusão política; 2) o ganha pão não vem da política; 3) que tenha história de sucesso. Acho que não precisamos de um prefeito, precisamos de um gerente/administrador. Santa Rita do Sapucaí tem centenas de empresários de sucesso. A cidade cresceu, mesmo com todos os problemas da prefeitura, um exemplo disso é a quebra da PHIHONG, muitos dos funcionários já foram absorvidos pela cidade em outros negócios. Temos insucessos, mas temos sucessos que podemos aplicar. Eu voto em qualquer empresário com uma empresa "estável", família e casa própria. Para mim isso é histórico de sucesso hoje em dia.

Elias inCoke disse...

potencial é uma coisa encravada em santa rita.
Sabe aquela unha que cresce cresce cresce mas a pele do dedão segura e machuca?
santa rita é assim, de um lado cresce de outro seguram.
a diferença é que na unha encravada quem machuca é a pele, em santa rita quem machuca é o povo que cresce.
eu queria ver a pele se romper e não conseguir mais conter o crescimento.
mas de 4 em 4 anos eles trocam a pele que segura o povo =/

Elias inCoke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Donizetti Andrade 65 disse...

Numa democracia é importante se ter opções. Em Santa Rita temos opções para prefeito. Analisando a participação política dos candidatos, suas propostas de governo e os interesses que defendem, não será difícil escolher. Escolher pensando nas consequências sobre a coletividade de uma administração municipal, aumenta o indice de acerto.