quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Corrupção e Transparência



Há quem diga que a corrupção é fenômeno cultural no Brasil. Afinal, a presença tão disseminada da corrupção em nossa sociedade justificaria tal fato. Mas será que isso faz sentido? Se isso fosse verdade, as pessoas não a veriam como algo negativo.

A corrupção precisa ser combatida, evitada e prevenidda, não atribuída à uma característica cultural. Tendo em vista que as práticas de corrupção são difíceis de identificar, investigar e punir, os resultados são raramente satisfatórios.

Isso não significa defender a impunidade de corruptos e de corruptores, mas o velho ditado de que “prevenir é melhor que remediar” parece mais eficaz. Previne-se a corrupção aperfeiçoando-se os mecanismos institucionais e administrativos do Estado. Um ato de corrupção só pode acontecer porque há oportunidade para que aconteça. É preciso, portanto, examinar as circunstâncias que favorecem essas oportunidades e desenvolver métodos para reduzi-las.

Você está preocupado com a corrupção? Mas o que fazer para prevenir sua ocorrência? Imposição de práticas administrativas mais saudáveis pelos governos, pressões sociais articuladas, vigilância da sociedade sobre o poder público, levando à identificação de desvios e à punição dos responsáveis. No entanto, é preciso se organizar para que tudo isso aconteça.

Gostaria que as pessoas interessadas neste tema, que me enviem uma mensagem, ou comentem este post. Vamos reunir todas as pessoas interessadas em um Brasil mais transparente. Iremos iniciar 2009 com uma equipe preparada e disposta a vigiar os poderes executivo, legislativo e judiciário. 

Todos em prol da entidade "Transparência Santa Rita do Sapucaí"

Texto adaptado de www.transparencia.org.br



5 comentários:

Brunoinatel disse...

Lembrando que este movimento será regido pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, e da eficiência. É um movimento totalmente apartidário, destinado à prevenção da corrupção e o aperfeiçoamento da democracia.

Entre em www.transparencia.org.br e leia o ESTATUTO.

redação disse...

Gostei da ideia caso precise de min.
estarei a sua a espera.
fernando douglas
email fernando-douglas @uol.com.br.
http://www.deolhoemsantarita.blogspot.com/

- Cookiecool - disse...

A corrupção é inerente a qualquer estado, é necessário para que se governe contentar a grandes,e torna-se necessário as vezxes efetuar de corurpção...

quer acabar com a corrupção... acabe com o estado ...

Unknown disse...

"
quer acabar com a corrupção... acabe com o estado ...
"

é por pensamentos como esse que acho que democracia só é bom no papel...

está aí o exemplo da China, que pune exemplarmente qualquer desvio de caráter dos administradores.

Jonas Costa disse...

Uma das teses defendidas pelo deputado Fernando Gabeira é a seguinte: não há meios de se impedir que corruptos ingressem na administração pública, mas é possível criar mecanismos que previnam e punam atos de corrupção. Parece óbvio. Mas, na prática, pode ser bastante complexo.
Transparência é um desses mecanismos. Outro caminho inevitável é a participação popular. Com informações oficiais acessíveis e mobilização social verdadeira, o agente público percebe que não substitui os cidadãos, apenas os representa. Que só serve para servir. Que honestidade não passa de obrigação. Que o poder é efêmero e limitado. Que nunca está invisível ou inatingível.
Se a Transparência Santa Rita pretende formar uma "teia social" em busca das várias formas de justiça, tem meu apoio.