quarta-feira, 23 de junho de 2010

O exemplo que o Brasil precisa

O exemplo de Manoel da Conceição

Sergio Granja

Em meio à esculhambação da representação política e à mercantilização das eleições, eis que surge uma surpresa edificante: o exemplo de coerência e dignidade dado por Manoel da Conceição a um país distraído com o futebol. Lutador social indomável, Manoel, aos 75 anos, arrisca a saúde para colocar em primeiro plano seu compromisso político e ideológico, a razão de sua vida de lutas e ideais. Trata-se, convenhamos, de uma estirpe que rareia: a daqueles que conservam uma têmpera própria dos que quebram mas não vergam. E, no inusitado de seu gesto, nos convoca.

Vamos aos fatos. O PT do Maranhão decidiu apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado. Contrariado em sua aliança com Zé Sarney (ex-UDN, ex-ARENA, ex-PDS, ex-PFL e atualmente no PMDB do Amapá), o diretório nacional do PT interveio: anulou a decisão do diretório estadual e apoiou a candidatura de Roseana Sarney, que já foi PLF e agora veste a camisa do PMDB. Com este singelo gesto de prepotência e oportunismo, Lula e o PT que negou a si mesmo, depois de contribuirem tanto para desmoralizar a esperança, involutariamente podem estar nos ajudando a vencer a tibieza que lançou a esquerda brasileira no lodo da descaracterização. Tudo tem limite. Desta feita, o pragmatismo passou da medida. Inconformado, o petista Manoel da Conceição não se conteve: Abaixo a República dos Sarney!

Pobre do povo que precisa de heróis, já se repetiu à beça, por vezes com deslavado cinismo. Nesta quadra, não obstante, estava fazendo falta um Manoel da Conceição.

Nenhum comentário: